Operations Cast Member

>> quarta-feira, 27 de maio de 2009

Olá! Vou tentar contar como foi a minha experiência como uma Cast Member de Operations, e espero tirar algumas dúvidas e ajudar na hora da escolha da role.

Operations foi a minha primeira opção, porque eu queria trabalhar com o que fosse "o mais Disney o possível", já que nunca tinha ido pra lá. E o que seria da Disney sem as rides? Hehehe na verdade, depois descobri que a Disney só é a Disney por conta de TUDO... que uma coisa sem a outra não funcionaria... Mas isso é assunto pra outro post.

Trabalhei na Big Thunder Mountain Railroad, no Magic Kingdom e foi MARAVILHOSO. O meu treinamento durou umas 2 semanas, onde tive que aprender sobre todas as positions da montanha. No fim, fiz um teste com 100 perguntas sobre todos os assuntos relacionados à Big Thunder Mountain - desde a história da ride a procedimentos de segurança.
Vou fazer um post mais sobre o dia a dia do trabalho e depois faço um sobre as coisas mais legais de lá - tiveram TAAAANTOS Magical Moments.

A rotina pode sim ser um pouco repetitiva, pois diferente de outras roles, você trabalha sempre no mesmo lugar, mas você faz tantas coisas que o tempo passa bem rápido. Em operations, em geral, há a chamada "rotation", com a ordem das "positions" em que você vai ficar e que trocam de tempos em tempos (geralmente 45 minutos). Na Thunder elas eram:
-Greeter - Ficar na entrada dando Oi pros guests, medindo as crianças pra ver se elas tinham mais de 40 inches (o limite mínimo da atração) e respondendo à TODAS as perguntas dos guests. Estas variavam bastante... que horas é a parada das 3 horas (isso NAO é mito), onde é o banheiro mais próximo, e alguns queriam só conversar mesmo - tinham medo da montanha e a família toda tinha entrado.... Por isso eu ADORAVA... tinha bastante interação e eu va ficando mais livre. A única desvantagem é que como era ao ar livre, nas noites frias era MUITO frio... mas super agradável nos dias mais quentes
-Fast Pass return - Essa role ficava ao lado do greeter e era responsável por checar os fast passes de quem estava entrando. Tinha que ficar de olho no horário e nas datas, porque as pessoas cismavam em tentar entrar antes da hora... Às vezes era meio caótico porque tinha um monte de guest querendo entrar ao mesmo tempo (principalmente logo depois da parada) e vc tinha que checar TODOS os FP. Quando estava calmo era bem legal, assim como o greeter tinha muito contato com guest e dava pra conversar bastante.
-Fast Pass distribuition - Também era do lado de fora e o trabalho era ficar ao lado das máquinas que distribuiam os Fast Pass e ajudar os guests com as dificuldades, trocar o papel e ver se as máquinas estavam funcionando direito. Era bem tranquila e o único problema era quando muitas máquinas comiam os cartões dos guests ao mesmo tempo e você tinha que atender a todos. É a única position que usava pin laniard, então dava pra fazer um pin trading legal...
-Wheel Chair Assist - Ajudava os guests em cadeira de rodas, que tinham a sua fila separada - eles entravam por trás. Basicamente acompanhar os guests pra entrar na estação e levar as cadeiras de um lado para o outro (no caso da Thunder, eles entravam de um lado e saiam do outro da montanha). Cansava um pouco ficar correndo de um lado pra o outro, mas era divertido conversar com os guests enquanto eles esperavam pra poder entrar.
-Exit - Primeira position dentro da estação da montanha e o trabalho era avisar o grouper de quantas fileiras você ia precisar para os guests de cadeira de rodas. Adorava porque era mais uma que dava pra conversar bastante e os guests de cadeira de rodas (e necessidades especiais em geral que entravam por ali) SEMPRE tinham histórias pra contar.
- Unload e Dispatch - Duas positions muito parecidas, responsáveis por realmente enviar os trens. As maiores responsáveis por segurança,(junto com a Tower) pois são essas que checam as lapbars e tem o poder de parar os trens caso algo aconteça - por exemplo, entrar alguem correndo na estação porque esqueceu algo quando saiu do trem. Não tinha muito contato com os guests, só rapidinho, enquanto eles esperavam pra entrar no trem. Hehehe na minha entrevista uma das perguntas foi "o que você falaria sobre o Brasil em 1 minuto, caso um guest perguntasse na fila" e eu falei isso VARIAS vezes nessas positions, porque os guests ficavam uns 50 segundos na fila logo antes de entrar no trem e quando viam minha nametag me perguntavam algo sobre o Brasil.
-Grouper - Responsável por fazer a fatídica pergunta "How Many?" e distribuir os guests nos assentos da montanha. "All the way down" é a 2a frase mais dita... O que me causou algumas dores de garganta e bastante rouquidão, já que nem sempre os guests escutam, então tem que ser no grito mesmo hehehe. Essa position dependia muito do dia... Quando o parque estava muito cheio e os guests impacientes nao era muito legal, mas quando estavam bem humorados era legal porque dava pra fazer algumas brincadeiras
-Tower - Pra mim era a position mais chata e tensa, mas era boa porque era a única sentada. Ficava na torre de comando olhando os monitores e vendo se os guests estavam se comportando. Tb ficava perto do telefone, que tocava bastante, com gente pedindo ajuda pra coordinator. É tensa porque você nao pode tirar os olhos do monitor por nada e se acontece algo você tem que estar atento. Quando a montanha parava, era o Cast Member da torre o responsável por falar, pelo microfone, com os guests para ficarem sentados.
- Merge - PIOR position ever!!!! Era lá que eu separava a fila e ficava ouvindo os guests da fila "normal" reclamar que estavam entrando muitos do Fast Pass... E quando cortava no Fast Pass, eram eles que reclamavam, pois não deveriam ficar em fila... Ou seja, era uma position onde ninguém ficava feliz... A única vantagem era - e não contem pra ninguém!!!! - é que era nessa position que você recolhia os Fast Passes, e ás vezes apareciam os "re-entry passes", que eram tipo um Fast Pass coringa, dado pelas atrações quando estas quebravam e que permitiam ao guest entrar em qualquer outra. Nessa hora, esses Fast passes branquinhos iam para o bolso :) e é assim que os CM de operations NUNCA ficam em filas... e podem se dar o luxo de distribuir esses FP vips pros amigos :)

Acho que eram essas as positions...

Uma coisa legal, que quebrava a rotina bastante, eram os down times - ou seja, quando a montanha parava. Estes podiam ser pelos mais variados motivos. Nessa hora você tem que retirar os guests da atração e entregar os re-entry passes. Normalmente eles não ficam muito chateados e voltam mais tarde... Alguns até ficavam felizes de poder andar pela montanha e ver tudo de perto e devagar... Quando você nao estava dentro, tirando os guests, ficava do lado de fora explicando que a montanha estava quebrada, pedindo pras pessoas voltarem mais tarde. Normalmente tb é tranquilo, mas quando é no fim do dia tem gente que fica chateada, porque deixou a montanha por último e não tínhamos a certeza se íamos reabrir...

De forma direta, essa era a minha rotina de Operations da Big Thunder Mountain. Eu sei que varia de lugar para lugar, mas as tarefas são basicamente as mesmas... Depois eu faço um post falando dos momentos fora da rotina, que faziam valer MUITO a pena o dia... Tb falo de ser PAC - Parade Audience Control, que tb fazia parte da rotina dos Cast Members de Operations na Frontierland, já que a parada começava la... Não peguei muito, pois os shifts eram disputados e os CM's mais antigos tinham prioridade...

Eu amava ser operations e não sei se voltaria pra ser outra coisa... Tá... quem eu estou enganando... Voltaria pra ser qualquer coisa na Disney sem pensar... :)

Até o próximo post :)

1 comentários:

°o° Jubs Cuh °o° 01/07/2009, 13:44  

Adorei o seu post sobre a BTM! Eu tambem trabalhei nela em 2007/2008, e foi bom pra relembrar todas as positions!!! Bjooo,
Jubs