Aproveitando os parques ao máximo - ou como não perder tempo na Disney
>> sábado, 2 de maio de 2009
Olá povo!!
Primeiro post aqui!
Sempre vi muitos guias de “como sobreviver na Disney” em termos de comida, habitação, etc. Mas realmente nunca vi muito sobre os parques em si. Por isso estou começando este post para dar algumas dicas pra próxima leva de ICPs (e esperamos que HCPs e Guest Relations no futuro...) aproveitar o máximo o período de novembro-fevereiro na Disney. Se for útil pode ser adaptado e colocado numa versão futura e adaptada do guia pra CMs.
Começando minha história, hehe... Não é nenhum segredo que sou Disney freak desde sempre. De colecionar os filmes até a pesquisar a história do criador / parques / estúdios, etc. Por esse motivo confesso que fiquei um pouco frustrado no início do programa, pois sentia que eu era o único (ou um dos únicos) que estava indo no ICP por causa da Disney em si! O legal é que no final do programa até quem não curtia (e estava num programa da Disney, vai entender) sempre acaba gostando também.
Agora... o que NÃO é legal é quem esquece que está na Disney, que pode entrar nos parques de graça, que pode aproveitar a temporada mais lotada do ano, que pode fazer muitas coisas que muitos guests nem sonham em fazer (e de novo, e de novo) e... simplesmente não fazem. Uma coisa é perder os shows de ano novo por conflito de horário... outra é passar 3 meses na WDW e não assistir shows como Fantasmic e Illuminations, concordam? Falta de tempo não é desculpa... para isso existem os days off. Dar call sick e ainda ficar em casa também não deveria ser uma opção, hehe.
Então abaixo vão algumas dicas baseadas na minha experiência e na experiência do povo que foi comigo no último ano - pra assim evitar o “eu não sabia” na volta (e tem coisas que eu gostaria de ter sabido lá, hehe). Quem tiver mais dicas, por favor vai adicionando =)
DICAS GERAIS
*Cuidado com essa história do “eu tenho três meses aqui. Se não assistir hoje eu assisto amanhã.” Não sei como será no próximo ano, mas por causa da crise a Disney teve vários cortes de gasto no início do ano. Os fogos do “IllumiNations”, por exemplo, sofreram reduções drásticas no fim de janeiro / início de fevereiro (sem falar que tiraram a Inferno Barge pra reforma, o que reduz um monte impacto do show). Já o espetáculo “Fantasmic!” do Disney’s Hollywood Studios, de todas as noites passou a ser exibido apenas duas vezes por semana. Teve gente que deixou pra depois e não conseguiu assistir (ir na Disney e não assistir FANTASMIC!?). Isso sem falar das várias atrações que fecham para entrar em reforma. Ou seja, não deixem pra depois.
*Aproveitem todos os momentos lá. Não digo que tenham que respirar os parques, mas aproveitem o tempo antes e depois do trabalho pra ir para os parques se divertir. Assistam os shows / paradas o máximo de vezes possíveis... vocês sabem que vão querer assistir novamente quando estiverem no Brasil.
HOLIDAY SEASON
*Muita coisa acontece nos parques na Holiday season, e algumas podem passar despercebidas. Vamos lá então...
*No Magic Kingdom, o Cinderella Castle recebe uma transformação chamada Dream Lights Castle. Isso todo mundo vê (e ninguém esquece!). O que algumas pessoas podem perder é o show de iluminação do castelo que acontece ao anoitecer, com a Fada Madrinha ajudando Mickey e Cia e Cinderella a decorarem o castelo.
*Também em certas noites no Magic Kingdom acontece a “Very Merry Christmas Party”, um hard ticket event – ou seja, evento com ticket separado, sendo que até quem é cast member tem que pagar. O que tem de especial nessa festa? Pequenos shows individuais com os characters, cookies e chocolate quente de graça. Mas a atração principal mesmo é a parada de Natal “Mickey’s Once Upon a Christmastime” e os fogos Holiday Wishes. Quem trabalha no Magic Kingdom é pago pra ver isso todos os dias, hehe... Quem não trabalha, ou tem que pagar ingresso ou se esconder no backstage e arriscar ser pego. O melhor modo? Esperar até a semana de Natal (geralmente a partir do dia 20), onde a parada e o Holiday Wishes começam a ser mostrados diariamente nos horários normais do parque. Na mesma semana, o show tradicional em frente ao castelo (Dream Along with Mickey) é substituído por um show muito divertido chamado “Celebrate the Season”
*No Epcot, a partir do início de novembro o “IllumiNations: Reflections of Earth” começa a ser exibido com um final especial com tema natalino. Esta “tag” é na verdade o final do show Holiday IllumiNations que tinha antes do Reflections of Earth estrear em 99 (que era um show inteiro com tema natalino, estilo o Holiday Wishes). Também no Epcot ocorre o Candlelight Processional, apresentações praticamente diárias de um coral natalino com orquestra e sempre a participação especial de um host famoso. Imperdível (dica: pegar a última apresentação do dia do Candlelight e assistir Holiday IllumiNations logo depois)
*No Hollywood Studios não se pode perder a Osborne Family Spectacle of Dancing Lights. As Streets of America são totalmente decoradas e iluminadas com luzes natalinas que dançam ao som de Christmas carols. Só vendo. Ah, e as decorações e shows natalinos geralmente ficam até o dia 4 de janeiro (incluindo o castelo iluminado). O Holiday Wishes é exibido até dia 25 de dezembro.
*No ano novo você pode ter a sorte de ter o dia de folga, sair mais cedo ou então simplesmente trabalhar em um dos parques, hehe. No Magic Kingdom os fogos de ano novo são exibidos tanto no dia 30 quanto no 31. Se trata da versão mais atualizada do “Fantasy in the Sky”, o show noturno que era exibido até 2003 quando foi substituído por “Wishes”. Já no Epcot tem o Holiday IllumiNations às 21 horas e depois IllumiNations normal com countdown para o Ano Novo antes da meia-noite (imperdível!). Para quem não conseguir ver nenhum dos dois (lembrem que nessa época os parques fecham por superlotação), no Disney Studios tem o “Sorcery in the Sky”, que era o espetáculo exibido todas as noites antes do “Fantasmic!” estrear. Se você conseguir se programar e tiver sorte com os horários, consegue pegar o Fantasy in the Sky no dia 30 e IllumiNations no dia 31 (sem falar que as baladas do Epcot no ano novo são ótimas)
SHOWS QUE PASSAM DESPERCEBIDOS
*Apesar de ocorrer todas as manhãs, muita gente não sabe que o Magic Kingdom tem um show de abertura. Geralmente às 9 da manhã, tem uma apresentação em frente ao portão de entrada onde os characters chegam pelo trem da Main Street Railroad. Uma família é escolhida pra fazer a contagem regressiva junto com o Mickey e os portões do parque são abertos. Se você estiver do lado de dentro, vai ver o povo entrando como louco pra dentro do parque.
*Todas as noites, cerca de uma hora após o Wishes tem o “Kiss Godnight” no Cinderella Castle. O que é? É uma mensagem em áudio (com o castelo brilhando) onde é lida a dedicação do Roy Disney ao Magic Kingdom e o Mickey deseja boa noite aos guests (e ao final toca “When You Wish Upon a Star”). Certamente a pior coisa de se ouvir nos seus últimos dias por lá, hehe
*Todas as noites no Bay Lake (a lagoa em frente ao Magic Kingdom, e aos restorts Contemporary e Gran Floridian) acontece o Electrical Water Pageantry – um showzinho com floats iluminados. É bobinho, mas foi o precursor da Main Street Electrical Parade e da SpectroMagic.
*O Animal Kingdom também tem sua versão do Kiss Godnight – mas é com os personagens em um carro na saída do parque se despedindo dos guests enquanto eles saem.
BACKSTAGE
*Se você trabalha no Magic Kingdom, tente convencer seu manager a deixar você assistir Wishes (o show de fogos) no telhado da Ice Cream Parlor na Main Street.
*Fique no estacionamento atrás da Main Street para ver a Tinkerbell fazer seu voo da torre do castelo até os telhados da Tomorrowland.
*Pra quem não se importar de quebrar a mágica um pouco (e vão se acostumando com a idéia de ver o Mickey sem cabeça todos os dias), fique no backstage enquanto a parada chega e os performers param de atuar e saem de character (em todos os modos possíveis).
*Fiquem de olho no The Hub pois existem vários backstage tours pelas rides. Eu fui no da Haunted Mansion, e fomos levados por dentro da atração antes do parque abrir. Caminhamos por tudo, vimos como funcionam os efeitos, várias curiosidades de backstage... Imperdível! Também existem outros tours como no The Seas with Nemo, passeio para ver como são cuidados os animais do Animal Kingdom e acho que até tour pela Tower of Terror. Infelizmente quando se vai como ICP não dá tempo de fazer tantas coisas, mas sempre vale a pena ficar de olho.
*Pouca gente sabe, mas o Epcot também tem túneis subterrâneos. São bem menores que os do Magic Kingdom e são localizados embaixo dos prédios que contém o restaurante Electric Umbrella, a área Innoventions e a loja Mouse Gear.
ENCONTRANDO OS PERSONAGENS
*Quem quiser tirar fotos com os personagens, procurem no mapa do parque pelos lugares marcados com a luva do Mickey que eles estarão lá. No entanto, nesses spots geralmente são os personagens tradicionais que costumam estar no parque todos os dias. Quem quiser pegar os personagens mais raros, fique de olho em dois lugares: uma área um pouco escondida (chamada Teardrop, onde há uma árvore rosa) atrás da Judge’s Tent na Mickey’s Toontown (Magic Kingdom) – lá eu consegui personagens como Capitão Bóing, vilões do Pinóquio, Marie do “Aristogatas”, personagens do Robin Hood e vários mais. Como nessa área eles só colocam o pessoal que está treinando, as aparições não são agendada – ou seja, tem que estar no lugar certo na hora certa; e também tem a parte final do Disney’s Animation Tour no Hollywood Studios. Geralmente no final da tarde vários personagens aparecem at random (eu consegui a Rainha de Copas, a Rainha da Branca de Neve e o Pinguin da Mary Poppins, por exemplo)
*Alguns personagens só aparecem em épocas específicas. Tio Patinhas, por exemplo, só costuma aparecer no Natal (Clarabela e Horácio também costumam dar as caras). Também não percam de tirar fotos com os personagens de costume natalinas
*Quem curte os Country Bears, pela manhã na frente do Country Bears Jamboree costuma ter um Howdown – um show de dança com os personagens onde ainda dá pra tirar foto com eles.
*Fiquem de olho nas Extra Magic Hours – hora em que os parques ficam abertos até mais tarde apenas pra guests de resort. Supostamente é pra guest de resort apenas, mas vale dizer que se você por acaso estiver passando pela Fantasyland é capaz de encontrar os personagens andando nas rides – e ainda poder pegar carona com eles no Dumbo ou no Carrossel, por exemplo.
*Na área de entrada do Animal Kingdom (Oasis) ocorre rodízio de personagens. Eles ficam lá durante parte do dia e alternam de minutos em minutos. É legal pra conseguir fotos com Flik, Governador Ratcliffe, Meeko, Terk e outros.
PARADAS
*Prestem atenção no castelo no momento em que as luzes da Main Street se apagam logo no início da SpectroMagic... Aliás, nada mais divertido do que ficar brincando de apagar as luzes da Main Street junto com o Grilo Falante, hehe.
*Se você chorar e pedir bastante pode conseguir uma das fitinhas da parada Celebrate a Dream Come True que as bailarinas dão pra platéia na hora do showstop, hehe
Nossa, acho que escrevi muito mais do que esperava!!! Para os que tiveram saco de ler até aqui, espero ter escrito algo de útil, hehe! Quem quiser acrescentar mais coisas, be my guest! =D
2 comentários:
Matheus, adorei o post!
Tô mto interessada e morrendo de ansiedade pro ICP desse ano, então tá sendo muito útil ter dados atualizados de quem já foi. Obrigada! =)
Bjs
MUITO BOOOM, adorei as dicas! Valeuuuu! ;)
Postar um comentário